WhatsApp

Blog!

Planejamento Tributário: Planejar para economizar

WhatsAppFacebookLinkedIn

É comum ouvirmos em conversas de empresários, que a carga tributária no Brasil é uma das mais altas no mundo, e realmente é, por isso nesse ponto é muito relevante um planejamento tributário para o seu negócio, e você deve saber que isso impactará diretamente nos lucros da sua empresa.

Vou expor 3 pontos que vale uma atenção maior:

1-Regime Tributário – atualmente temos 03 regimes o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real (sem considerar o MEI)

Através da escolha do regime tributário a empresa poderá pagar menos ou mais impostos, e muitos fatores influenciam, a atividade exercida, a quantidade de funcionários, a projeção do faturamento e crescimento anual, tudo tem que ser bem planejado, portanto aconselhamos que seja feita com toda atenção e cuidado, e de preferência com o auxílio de um contador.

2-Regime de Apuração que é a escolha da forma de tributar e pagar os impostos, temos 2 opções:
Competência: Os impostos são pagos mediante a data de emissão das notas fiscais, o total de notas emitidas no mês será a base de cálculo dos impostos.
Caixa: Os impostos são pagos mediante o recebimento, diferente da competência, sua empresa pagará os impostos quando o valor da venda/serviço for de fato recebido, então a base de cálculo dos impostos será o total de recebimentos no mês.

A escolha do regime de apuração influenciará totalmente no Fluxo de Caixa da empresa, se a empresa fatura com vencimentos a longo prazo, parcelados, ou tem inadimplência a escolha pelo Regime de Caixa será mais assertiva.

3- Cadastro e Classificação dos Produtos – Para todo produto existe uma classificação fiscal, a qual se enquadrará em um NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e através desta classificação existe a tributação fiscal, em alguns casos se o produto não estiver com a classificação correta, poderá deixar de usufruir de benefícios fiscais ou até mesmo pagar impostos indevidamente.

A equipe do ACCPVERDE pode te auxiliar com isso, entre em contato conosco.

 

Texto escrito pelo nosso colaborador e contador Andre Guimarães


DEIXE SEU COMENTÁRIO