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É errando que se aprende!

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O universo do empreendedorismo não é um dos âmbitos mais controlados e previsíveis que existem. Diariamente nos deparamos com desafios que nos tiram da nossa zona de conforto e nos fazem tirar soluções da cartola para que os problemas sejam resolvidos e as coisas voltem à ordem. Porém, nem sempre estas soluções são certeiras e algumas delas têm alguns respaldos que geram não conformidades em processos e métodos, causando erros que precisam ser gerenciados e corrigidos.

 

A importância de se poder errar

Uma cultura que preze não apenas a ocorrência de erros, mas que também tenha um suporte para uma gestão apropriada destes erros, é o ideal para que os colaboradores de sua empresa se sintam confortáveis para saírem de sua zona de conforto e não se prendam às mesmas atividades que sempre existiram. O erro é uma característica humana e ele nos permite ter grandes oportunidades de crescimento e aprendizado.

Quando pensamos em uma cultura de erros, é necessário trabalharmos uma mudança de mindset, que valorize um diálogo livre sobre equívocos que possam ser cometidos, afinal, errar não é um problema. Esta educação tem que ser para que a sua equipe não fuja de erros (e, consequentemente, de tentar sair de sua zona de conforto) e para que ela não seja punida por errar.

A importância de uma gestão de não conformidades (ou de erros) é visível e pode ser de grande valia para a resolução destes problemas, para evitar que eles se repitam e para estimular a sua empresa a não ter medo de errar e continuar saindo da sua zona de conforto. Erros não devem ser vistos como eventos punitivos e que decorrem em tragédias para a empresa, mas como oportunidades de crescimentos e de aprendizados, para que, num futuro, os erros possam ser outros e outras lições possam ser aprendidas e vivenciadas.

É importante ressaltarmos também que a ideia de se aplicar uma boa gestão destes erros é a de que eles não fiquem se repetindo e nem que sejam decorrentes de faltas de atenção. A intenção é que os erros sejam ágeis e que novos erros possam acontecer logo, para que o sistema seja aperfeiçoado o mais rapidamente possível, de forma a melhorar a operação no menor espaço de tempo.

A gestão de erros nada mais é do que humanizar o processo e torná-lo o mais otimizado, visando sempre o desenvolvimento de tudo e todos que estejam envolvidos. Não tenha medo de errar!

 

“A Coisa mais valiosa que você pode fazer é errar. Você não aprende nada sendo perfeito” Adam Osborne


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