WhatsApp

Blog!

Como NÃO falir meu negócio na quarentena?

WhatsAppFacebookLinkedIn

Não tenho reserva de emergência e dependo 100% das vendas do mês e agora?

A situação não é só crítica. É gravíssima e você já sabia que deveria ter sua reserva e estar preparado, mas não está!

Agora não é o momento de se culpar e muito menos de reclamar, é o seu melhor momento para entender de uma vez por todas que suas finanças é sua responsabilidade e de mais ninguém.

Esse entendimento prático por si só já é suficiente para se programar e fazer a coisa certa a partir de agora. Então aqui vai algumas dicas práticas para você realizar já.

1. O seu custo de vida pessoal está diretamente ligado ao seu negócio por isso reavalie o seu estilo de vida e veja o que pode ser priorizado, o que é necessário e o que pode ser deixado para depois.

2. Negocie financiamentos, empréstimos, tarifas de cartão, tarifa bancária, contas de energia, telefone e grandes fornecedores.

3. Mantenha seus fornecedores atualizados da sua situação financeira e solicite prazos se precisar, seja honesta e transparente, eles vão entender. Mas lembre-se e tente priorizar o fornecedor que você sabe que também está na mesma situação que você, é uma ME ou EPP e também conta com o pagamento da sua fatura/contrato.

4. Suspenda projetos de reforma, melhorias, investimentos e até contratações.

5. Avalie sobre a prorrogação de pagamentos dos seus impostos, veja qual impacto isso gera, e pergunte ao seu contador se há alguma proposta do governo para a situação.

Agora vamos planejar, se você está em um buraco pare de cavar e comece a subir e para subir precisa de estratégia então pense:

Com seus números e informações financeiras em mãos trace uma estratégia de pagamento, com prazos conforme as suas entradas de dinheiro, se for precisar de empréstimo bancário, procure a melhor proposta, a menor taxa de juros, o maior prazo de pagamento.

Pense também, nesse momento, eu consigo criar um novo produto para aumentar a minha receita? O que você quer fazer e falta coragem? Agora é a hora.

É importante nesse momento pensar como você pode se superar nessa fase? Qual o seu maior aprendizado desse momento?

Faça diferente do que sempre fez.


DEIXE SEU COMENTÁRIO